domingo, 20 de dezembro de 2009

VOCÊ REALMENTE CONHECE OS DEZ MANDAMENTOS?

VOCÊ REALMENTE CONHECE OS DEZ MANDAMENTOS?

  1. Eu sou YHWH, teu Deus [Elo. hím], que te fiz sair da terra do Egipto, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim [o Deus de Abraão].
  2. Não farás imagem esculpida [em hebraico péshel, referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra]. Não adorá-las-á, nem prestar-lhes-á culto, por que eu, YHWH, teu Deus, sou Deus zeloso ["Deus que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan. ná e em grego Theós zelotes], e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
  3. Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão [ou "dum modo fútil", blasfêmia], pois YHWH não considera impune aquele que tomar seu nome em vão.
  4. Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado [em hebraico, shab. báth] de YHWH, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHWH abençoou o dia do Sábado, e o santificou.
  5. Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHWH, teu Deus, te dá.
  6. Não assassinarás [ou cometer homicídio, em hebraico lo tir cá. vit].
  7. Não cometerás adultério [em hebraico lo tin. àf].
  8. Não furtarás.
  9. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
  10. Não cobiçarás [em hebraico, lo thahh.módh] a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.

A CIMA, ENCONTRAMOS OS DEZ MANDAMENTOS NO ORIGINAL (Traduzido para o português) NA INTEGRA, SEGUNDO TEXTO ORIGINAL CONTIDO NA TORAH.

Repare e faça a comparação entre o texto anterior e o texto a seguir, que contem as duas versões dos dez mandamentos o texto a cima, obedece ao original, no entanto, a Cúria Católica fez bizarras adaptações no contexto Bíblico. Adaptações estas em conformidade com seus planos escusos e libertinos promovendo uma “facilidade” em decorar os mandamentos em questão.

Mas a realidade é outra, a intenção não é nem nunca foi facilitar a vida dos fiéis. A intenção primordial do Clero católico, é deturpar a veracidade da palavra de Deus manipulando-a segundo o seu interesse principalmente o financeiro. O pior de tudo isso é saber que seus fiéis recebem esse argumento satânico como verdade irrefutável. No entanto, ao abrirmos o coração para a orientação do Espírito Santo, conseguimos enxergar a veracidade dos fatos. Porem, ao acreditarmos em fabulas e histórias originadas do enganoso coração do homem, adquirimos uma terrível cegueira espiritual que nos afasta completamente da pureza do evangelho.


Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.

Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. 6 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. Tito 1. 13-16


A PALAVRA DE DEUS NOS MOSTRA QUE OS DEZ MANDAMENTOS FORAM ENTREGUES NO MONTE SINAI, POR DEUS, AO POVO HEBREU.

VEJA AGORA A VERSÃO CATÓLICA DOS DEZ MANDAMENTOS.

1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

2. Não invocar o Seu santo nome em vão.

3. Guardar os domingos e festas.

4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

6. Não pecar contra a castidade (em palavras ou em obras).

7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)

9. Não desejar a mulher do próximo.

10. Não cobiçar as coisas alheias.

COMPARE AGORA AS MUDANÇAS REALIZADAS POR ROMA E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.


(Os escritos em preto, são os dez mandamentos segundo a igreja de Roma, em vermelho segue o texto original entregue por Deus a Moisés no monte Sinai).


1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

Eu sou YHWH, teu Deus [Elo.hím], que te fiz sair da terra do Egipto, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim [o Deus de Abraão].

2. Não invocar o Seu santo nome em vão.

Não farás imagem esculpida [em hebraico péshel, referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra]. Não adorá-las-á, nem prestar-lhes-á culto, por que eu, YHWH, teu Deus, sou Deus zeloso ["Deus que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan.ná e em grego Theós zelotes], e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.

3. Guardar os domingos e festas.

Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão [ou "dum modo fútil", blasfêmia], pois YHWH não considera impune aquele que tomar seu nome em vão.

4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado [em hebraico, shab.báth] de YHWH, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHWH abençoou o dia do Sábado, e o santificou.

5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHWH, teu Deus, te dá.

6. Não pecar contra a castidade (em palavras ou em obras).

Não assassinarás [ou cometer homicídio, em hebraico lo tir cá.vit].

7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

Não cometerás adultério [em hebraico lo tin.àf].

8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).

Não furtarás.

9. Não desejar a mulher do próximo.

Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

10. Não cobiçar as coisas alheias.

Não cobiçarás [em hebraico, lo thahh.módh] a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.

E AGORA? QUEM DIZ A VERDADE? A IGREJA ROMANA OU AS SAGRADAS ESCRITURAS?

EM QUEM VOCÊ PREFERE DEPOSITAR SUA FÉ?

A ESCOLHA É TODA SUA.


De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.

Romanos 3.4


Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro;

E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Apocalipse 22. 18-19



Fonte: opregadordapalavraviva. blogspot.com

23 comentários:

  1. Desculpe minha ignorância, mas por que não existe o mandamento não terás escravos ao invés de se reconhecer o direito de se possuir escravos no décimo mandamento? A escritura não deveria dividir os homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso entender o contexto da época. Escravos naquela época não eram como os escravos de engenho ou outros que conhecemos, não eram torturados, posto na senzala ou chicoteados. Escravos eram como funcionários, assim como um empresário tem seus funcionários, a diferença é que os reis tinham a posse dessas pessoas e as sustentavam. Escravos na antiguidade tem um contexto bem diferente do contexto atual em que vivemos. Além de que muitos destes escravos eram pessoas que odiaram a Deus e se desviaram da fé. Mas entender a lógica de Deus seria muita audácia para nós humanos que nem sequer conseguimos prever ou mesmo impedir a nossa morte carnal.

      Excluir
    2. "Eu sou YHWH, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egípto, da casa dos escravos." Escravos naquela época eram o que mesmo? E porque Deus enviaria um texto no qual os homens não seriam capaz de entender? Muito contraditório seu argumento. O contexto da época é simples, a lei se aplica a quem convém e por isso a mulher era tratada como objeto, propriedade, desde sempre a igreja muda alguns termos ou frases para que "a palavra de Deus" mantenha influência sobre os crentes (cristãos), a bíblia é composta por livros e esses livros foram escritos por homens, esses homens eram sábios e tentaram manter uma ideologia de justiça e amor Ágape, mas isso não significa que algo estivesse errado ou que o objetivo era mensagens divinas no qual seria impossível decifrá-las adequadamente, leia a história da bíblia e verá que não foram todos os livros aprovados, se eram verdades absolutas então pergunto: Porque proibir alguns livros e editar alguns textos? Acredito que as respostas só poderão ser ditas depois que o fiel começar a estudar a religião por si próprio. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” - João 8:32

      Excluir
    3. Lê o livro perdido de Enki que essas contradições vão. Desaparecer.....são só 149 páginas de história pura e verdadeira.

      Excluir
    4. A escravidão começou com o próprio ato de desobedecer a Deus. E Deus deixa muito claro quando através de Jesus nos ensinou que todo que comete pecado é escravo do pecado. A questão escravo supra citada muito bem foi explicada na primeira resposta. Mas me veio a memória o fato de os israelitas terem desobedecido a Deus e fizeram aliança com o povo idólatra da terra de Canaã. Depois desse evento os Gibeonitas foram os primeiros escravos instituídos por não poderem mais voltar atrás no juramento que fizeram em nome de Deus de que seriam protegidos pelos Israelitas pra sempre. Depois disso passaram a ser cortadores de lenha e carregadores de água para o templo do Senhor Deus. Agora os escravos supra citados jamais foram deixados por Deus fora de sua proteção e leis específicas, para suas vidas serem preservadas e tratadas com dignidade. Existem leis na Torha inteira a cerca dos direitos e deveres dos escravos. Eles eram protegidos por Deus em suas leis. Os homens que deixaram de as cumprir. Em momento algum se lê a aprovação de Deus para que qualquer pessoa que seja, venha a ser tratada como foram os escravos conhecidos por nós através de nossa lamentável História. Não compare não tem nada a ver. Leia as escrituras e certamente aprenderá tudo sobre a escravidão permitida por Deus e seu Zelo em cuidar de cada ser que ELE mesmo fez A Sua Imagem e semelhança. Sem hipocrisias por favor!

      Excluir
  2. Se tivemos como analisar cada dia, solar, transcorridos do SABADO da criaçao, ate o sabado dos dias atuais, poderiamos afirmar com toda certeza que seria o mesmo sabado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa essa pergunta...essa é umas das coisas que fico também me perguntando

      Excluir
    2. Ótimo testo.....baseando-se somente na versão biblica em aramaico....e tradicional......no entanto para encontrar as respostas 1ue você não têm.....sugiro a leitura....do livro de Enoque....do evangelho de Valentin.....entre outros recentemente encontrados em Qunran.....e por fim o que eu considero o best seler da verdade ....que foi traduzido do antigo sumério (lingua dos deuses)....que é o Livro Perdido de Enki.....

      Lembrando que uma coisa não anula a outra e sim ambas se complementam......abraços....que a Paz esteja com todos.....

      Excluir
    3. Ótimo testo.....baseando-se somente na versão biblica em aramaico....e tradicional......no entanto para encontrar as respostas 1ue você não têm.....sugiro a leitura....do livro de Enoque....do evangelho de Valentin.....entre outros recentemente encontrados em Qunran.....e por fim o que eu considero o best seler da verdade ....que foi traduzido do antigo sumério (lingua dos deuses)....que é o Livro Perdido de Enki.....

      Lembrando que uma coisa não anula a outra e sim ambas se complementam......abraços....que a Paz esteja com todos.....

      Excluir
    4. Se Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana logicamente o sétimo dia só pode ser o sábado. Não vivemos mais sob o regimento da lei e sim da Graça. Onde todos os dias da semana foram santificados ao Senhor. Ou já se esqueceram que o próprio Jesus repetidamente falou sobre isso, quando realizava curas no dia do sábado. Houve a cura do cego que teve que caminhar uma longa caminhada até o tanque de Bethesda para se lavar do lama que Jesus fez e colocou em seus olhos. A distancia percorrida pelo rapaz era muito superior à permitida a ser feita no sábado. Jesus não quebrou a lei, mas a cumpriu totalmente para que a unica coisa a ser feita por nós após esse cumprimento na cruz do calvário, seja o de rendição e submissão à ELE. Como Único e suficiente Salvador. Porque nenhum de nós poderíamos cumprir toda a lei. E se alguém se propõem a cumprir a lei, que o faça totalmente. Eu só fico a pensar quem poderia fazer isso? Onde a lei é mais forte e implicante, muito mais poderosa e superior é a Graça. Porque a Graça é favor imerecido de Deus através de Jesus em sua morte. Nada é superior a isso.Absolutamente nada. Simples assim.

      Excluir
  3. Os Dez Mandamentos de Adonai. SHALOM..

    ResponderExcluir
  4. Engraçado é que fiz estudos profundos sobre o assunto, e no Mandamento, Não desejar a Mulher do Próximo, Na bíblia original está escrito: "Não desejar a casa, as terras, os bois e nem a mulher do próximo."
    Então naquela época Deus tinha a mulher como um objeto de posse do homem, não foi um mandamento criado com base em fidelidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O cara não mostra nem a cara....e quer discutir....tem vergonha do que?

      Excluir
    3. Verifiquem o verbo dos 10 mandamentos...alguns deles foi feito na 1° pessoa do singular(sou Deus).
      Alguns outros não são... (simplesmente foi Moisés quem os fez com a permissão de Deus -claro- eram necessários para a época)...
      É uma teologia um pouquinho mais avançada...Não discutir sobre isso é mais correto...

      Pois tudo foi minuciosamente planejado e autorizado por Deus...É muita mistério grande envolvendo os 10 mandamentos(que na verdade são mais de 600, escritos de forma circular, e no interior dos mandamentos, estão esses 10.)

      O pentateuco todo e muito especial...

      Excluir
    4. A mulher pode ser vista de todas as formas que os seus olhos e mente e coração quiserem ver. Mas ninguém Deus deu maior honra do que a mulher. Pois por maior autoridade que um homem possa ter, nenhum deles recebeu maior missão de ter em seu ventre o próprio criador de toooodo o Universo.Deus jamais teve a mulher por insignificante. Muito pelo contrário, está escrito que nenhum amor pode ser comparado ao amor de Deus, a não ser o de uma mãe pelo seu filho. POR FAVOR PARE DE QUERER ENCONTRAR ERROS EM DEUS. ELE É PERFEITO E BOM. E TUDO O QUE DEUS FEZ E FAZ É BOM. Uma mente corrompida pelo pecado e pela luxúria quer debater a respeito das determinações do próprio CRIADOR. Por favor tenha pena de sua alma e se recolha à sua dimensão inferior. QUE TODO HOMEM SEJA MENTIROSO E SOMENTE DEUS É VERDADEIRO. PONTO

      Excluir
  5. Otimos comentarios, todos bem colocados, quem sou eu para dizer alguma coisa, não sei o que vai acontecer no proximo minuto, não testemunhei o passado, tudo é um mistério, apenas não vou morrer sem acreditar em DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo seu comentário! Sábio e temente ao Senhor. Deus te abençoe e te dê a Paz!

      Excluir
  6. Verifiquem o verbo dos 10 mandamentos...alguns deles foi feito na 1° pessoa do singular(sou Deus).
    Alguns outros não são... (simplesmente foi Moisés quem os fez com a permissão de Deus -claro- eram necessários para a época)...
    É uma teologia um pouquinho mais avançada...Não discutir sobre isso é mais correto...

    Pois tudo foi minuciosamente planejado e autorizado por Deus...É um mistério grande envolvendo os 10 mandamentos(que na verdade são mais de 600, escritos de forma circular, e no interior dos mandamentos, estão esses 10.)

    O pentateuco todo e muito especial...(os dois primeiros livros Gênesis e êxodo apontam para Levítico em ordem cronológica das letras *toráh* a cada 49 espaços..do mesmo jeito números e deuteronomio apontam também *torah* (mas vindo do final para o início dos livros) a cada 49 espaços de letras até LEVÍTICOS..
    onde estão as leis de Deus... (aí está o mistério)..

    ResponderExcluir
  7. Fonte: opregadordapalavraviva. blogspot.com
    Essa é a fonte mesmo?:
    Alguns problemas encontrados da tradução do Hebraico para o Português, só me faz pensar que é preciso buscar mais informações em outras fontes de pesquisas....pois a visão Católica dos mandamentos exposta aqui, está também perturbada, isto é, é fato que varias religiões (principalmente ocidental) descendentes desta, e dado a isso sofreram sua influencia...E sendo assim..todas estas absorveram ou transcreveram os mandamentos conforme a conveniência de sua perspectiva temporal (claro, historicamente é inegável o pleiteamento do financeiro, da corrupção e da deturpação das escrituras para se obter e perpetuar-se no poder) Mas, se observamos bem, hoje em dia, muitos movimentos religiosos estão seguindo essa cartilha......Então....
    Eu sou obrigado a Concordar o comentário acima:(Unknown1 de agosto de 2016 14:50) pois alguns os mandamentos expostos por você, super descomediu os detalhes...
    """nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento""" somente se estiver PARAFRASENDO O oRIGINAL, e se assim for... você também esta fazendo uma descrição de forma conveniente,,, porque ao tentar torna acessível a informação ao leigos... você também as descreve conforme a sua conveniência. COMPREENDE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !naquele tempo os povos com mais condições tinham escravos,mas hj em dia muitos de nós com mais poder aquisitivo possuem empregados domésticos,carros ,e muitos bens !Se bem que tem países tbm que tem muito trabalho escravo infelizmente

      Excluir
  8. Acredito e tenho fé de que toda a escritura é pura e totalmente verdadeira e me conduz a vida eterna, porque cuidei achar nela as palavras de vida eterna. Nada nem ninguém pode roubar de quem tem uma fé genuína no seu SENHOR, será de forma alguma enganado. Porque Deus fala aos seus escolhidos através de toooda a Sua Criação. Então, ainda que não existisse a bíblia sagrada De qualquer outro meio Deus se revelaria aos seus. Isso me tranquiliza. Pra mim é suficiente. Eu amo o meu Deus!

    ResponderExcluir
  9. As letras vermelhas que são o original e devemos voltar para as raízes para sermos um povo obediente e fiel as leis de Deus !E façam um curso de Hebraico e grego e aramaico para ler em a biblia na língua original hebraica ou comprem a biblia KING JAMES FIEL ou Almeida Corrigida fiel porque elas têm como base os textos massoretico e recebidos!que Deus abençoe a todos !quem quiser aprender as verdades de Deus devem voltar às raízes

    ResponderExcluir