quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Lago de Fogo

O Lago de Fogo

A realidade mais chocante que constantemente temos de enfrentar é a morte. Passam da nossa presença parentes, amigos, vizinhos e colegas de serviço. Reis, presidentes e papas são atingidos junto com os pobres e desprezados deste mundo. Ninguém escapa. Estimativas nos dão conta de que mais de 50 milhões de pessoas partem para a eternidade num ano, ou seja, 90 por minuto; e a pergunta que o homem sempre faz é esta: DEPOIS DA MORTE, O QUE SERÁ?

Existe só um guia seguro para dar a resposta: é a Palavra de Deus. Neste livro divino, nos é revelado que há só dois destinos para a alma. O destino depende da decisão que o homem faz aqui na terra. Para aquele que crê no Senhor Jesus e que aceita a provisão divina para a salvação é um destino de gozo eterno junto com o Senhor (Mt 7:13-14; Lc 16:19-31; Jo 3:15-18; Jo 10:27-29; Ap 21:1-7); para aqueles, porém, que rejeitam esta provisão, o destino é o lago do fogo, castigo eterno e separação para sempre da face de Deus (Mt 7:13; Lc 16:19-31; Jo 3:18, 36; II Tess 1:9; Ap 20:10-15). A Bíblia nada sabe de "purgatório", onde se sofre por um tempo determinado antes de entrar no céu, e nem ainda de "limbus infantum" (limbo) para onde vão as crianças não aspergidas segundo os ritos de certa seita.

A escolha do homem é simples: o Céu, o lugar dos salvos, ou o lago do fogo, o lugar dos perdidos. O inferno é um lugar temporário onde as almas dos perdidos estão encarceradas até o juízo do Grande Trono Branco (Ap 20:11-15), quando a alma e o espírito serão ajuntados ao corpo e lançado no LAGO DE FOGO.

É difícil pensar num lugar tão amargoso como o lago do fogo, mas é nosso dever, pois realmente existe e como crentes temos o dever urgente de avisar o homem para "fugir da ira vindoura" (Mt 3:7). Devemos ter duas coisas bem entendidas quanto ao assunto do lago do fogo: A sua realidade e a sua necessidade.

I - A REALIDADE DO LAGO DO FOGO

Deus afirma esta verdade página após página de Sua Palavra. O Senhor Jesus Cristo fala da "fornalha acesa", onde haverá "choro e ranger de dentes" (Mt 13:42). Deixa bem destacado que este lugar é lugar de "castigo eterno" (Mt 25:46) - tão terrível é que, ali "não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga" (Is 66:24; Mc 9:43). Os apóstolos também afirmam a mesma coisa. Paulo fala de perdição (Fp 3:19) e a "penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do Seu poder" (II Tess 1:9). Pedro e Judas da "negridão das trevas" que espera o fim duma vida sem Cristo (II Pe 2:17; Jd 13) e João termina esta revelação dolorosa falando da "segunda morte": "E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida; esse foi lançado para dentro do lago do fogo" (Ap 20:15).

Satanás, na sua sutileza, tem nos pintado um quadro mentiroso deste lugar - um lugar onde ele é rei e onde os demônios (de uniforme verde, sempre com chifres, cauda e forcado) comportam-se alegremente gozando dos sofrimentos das vítimas humanas. Longe disso! O lago do fogo não é o palácio de Satanás, mas sim sua prisão perpétua! É um lugar de sofrimento para ele e os seus anjos caídos, como também para os que morrem sem Cristo. O lago do fogo não é brincadeira, não é assunto de piada: "Horrível coisa é cair nas mão do Deus vivo" (Hb 10:31).

II - A NECESSIDADE DO LAGO DO FOGO

Pode ser que ao pensar nestes fatos, sentindo-nos um pouco revoltados, nos perguntemos: "Como é que um Deus de amor pode permitir que as Suas criaturas sofram assim para sempre?". Afora que tal pensamento não é muito lícito para uma criatura fazer sobre o seu Criador, devemos levar em consideração os seguintes fatores:

  • Que o lago do fogo não foi criado originalmente para o homem. Deus não quer que ninguém pereça (II Pd 3:9), e não tem "prazer na morte do perverso mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva" (Ez 33:11). O lago do fogo foi criado por Deus para o Diabo e seus anjos perversos (Mt 25:41; Ap 20:10). Assim podemos ver que o lago do fogo é uma manifestação do amor de Deus em não deixar Satanás tormentar e escravizar a humanidade para sempre;
  • Deus é um Deus de justiça. Se o homem resolve ficar resolutamente ao lado do grande inimigo de Deus, desprezando a salvação tão maravilhosa que Cristo providenciou a tão alto custo, para ser justo Deus deve mandar tal pessoa passar a eternidade junto com aquele cujo lado escolheu;
  • O lago do fogo é uma necessidade para punir o pecado. O lago do fogo é o grande acertador de contas. Quando pensamos em homens tais como Hitler, Stalin e outros, mesmo nos nossos dias, que eram responsáveis pelo derramamento do sangue de milhões de pessoas inocentes, o nosso próprio senso de justiça reclama que há de ter um castigo adequado para tais. Assim todo o mal há de ser retribuído - a não ser que a pessoa aceite a provisão que o Senhor fez quando carregou "ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados" (I Pd 2:24). Muitos males não são acertados aqui na terra - há muita injustiça e corrupção, mas esta situação não há de continuar para sempre: "A mim pertence a vingança, eu retribuirei diz o Senhor" (Rm 12:19).

Devemos notar que, mesmo dentro do lago do fogo, a justiça divina há de ser manifestada. Como no Céu haverá graus de recompensa, assim no lago do fogo haverá graus de castigo. Em Ap 20:12 lemos que os incrédulos serão julgados na base de suas obras. Lc 12:47-48 nos ensina que uns hão de receber "muitos açoites". Mt 11:21-24 confirma este pensamento: "para os habitantes de certas cidades haverá menos rigor no dia do juízo do que para os habitantes de outras".

Prezado amigo, como você é real em sua existência, assim também é o lago do fogo eterno, e que os pecadores não salvos serão lançados para dentro dele após o juízo final no Grande Trono Branco, e serão atormentados eternamente como nos adverte Ap 20:10, 15:

"O Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde também se encontram não só a besta como o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos. ...E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo".

Caro amigo leitor, temos contemplado assunto dos mais solene de que se possa imaginar, pois se trata de algo referente ao teu destino eterno. Permita-me te perguntar: você não deseja agora ter a certeza e a segurança da salvação eterna? Se tua resposta for sim, te convido a neste momento a reconhecer e arrepender dos teus pecados, confessando-os a Deus, e clame por salvação agora, antes que seja muito tarde, fazendo uma simples oração à semelhança desta: "Senhor, sou perdido pecador, não quero ser lançado nos tormentos eternos, quero a tua salvação, perdoa os meus pecados e salva-me agora".

Foi exatamente por nossa causa que o Filho de Deus foi enviado. Ele veio para a nossa salvação, e na dura cruz do Calvário Ele deu sua vida. VOCÊ PODERÁ HOJE SER SALVO E EVITAR O JUÍZO FINAL E A CONDENAÇÃO AO LAGO DO FOGO ETERNO, CRENDO NO SENHOR JESUS; ISTO SIGNIFICA, CONFIANDO SOMENTE NELE PARA A VIDA ETERNA. Lembre-se que se você deixar passar a oportunidade que é agora, amanhã poderá ser muito tarde e poderás acordar nas chamas do inferno.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).

http://www.verdade-viva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário