domingo, 5 de abril de 2009

Diferença entre arrebatamento e 2ª vinda de Jesus
  • Vamos colocar o arrebatamento dentro do plano geral de Deus da escatologia, vamos colocá-lo ao longo do tempo. Na última folha desta aula, há um quadro resumo de tudo que acontecerá daqui para frente no plano de Deus.
  • A igreja é arrebatada para o encontro com Jesus nos ares, e o que começa aqui na Terra? Começa o período da tribulação. Então, após o arrebatamento, a Terra fica livre da presença da Igreja, da noiva, e o Espírito Santo deixa de exercer o ministério de restrição à ação livre de Satanás. O Espírito Santo sai da Terra? Isso é o que muitas pessoas pensam e ensinam, mas não é verdade. O Espírito Santo não sai da Terra, não pode sair, pois é onipresente, Ele é Deus. Sem a presença do Espírito Santo, ninguém se converteria na tribulação. Na tribulação, teremos o maior número de conversões de pessoas, apesar do governo do anti-cristo; a ação de Satanás será tremenda, porém a ação de Deus é maior, porque "maior é o que está em nós do que o que está no mundo".
  • Então, o Espírito Santo não deixa a Terra na tribulação, mas é o ministério de restrição sobre a Terra que cessa, o ministério que não permite que o anti-cristo apareça, enquanto a noiva estiver presente na Terra. E quando esse ministério terminar, Satanás terá total liberdade de pôr tudo em concreto, tudo que tinha (e que tem) em seu coração; ele vai reinar sobre a Terra durante 7 anos, é disso que trata o livro do Apocalipse.
  • Þ II Tessalonicenses 2:1~14
  • V.6~7; "somente há um que agora o detém até que seja posto fora", o Espírito Santo, através da Igreja e do ministério de restrição, detém a ação livre de Satanás. É essa restrição que cessará durante os 7 anos de tribulação, sobre os habitantes da Terra.

  • V.8~9; "e então será revelado esse iníquo ... cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira".
Literalmente, Satanás governará através "desse iníquo", o anti-cristo. Não é Satanás encarnado, mas o anti-cristo (um homem) possesso de Satanás, um homem que estará como que energizado por Satanás; ele governará o planeta através do anti-cristo.
  • A tribulação é dividida em dois períodos de 3,5 anos. Nos primeiros 3,5 anos, o reinado do anti-cristo será aparentemente bom para a Terra, mas a partir de 3,5 anos, Satanás tira a "máscara" e começa então, o que a Bíblia chama de "a grande tribulação". Na grande tribulação, o anti-cristo vai verdadeiramente pôr as suas guarras de fora e haverá uma perseguição muito grande àqueles que não aceitarem o seu governo, principalmente os judeus. No estudo do Apocalipse, estudaremos em detalhes. No final dos 7 anos, esse iníquo será destruído com a volta de Jesus, agora na Terra, "a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda".
  • No final dos 7 anos de tribulação, Jesus volta e agora Ele volta como subiu há 2000 anos atrás. Então, o que estaremos estudando, são as diferenças (na Bíblia) de Jesus vindo buscar sua Igreja (arrebatamento) e Jesus vindo com Sua Igreja e com todos os santos para reinar (a 2ª vinda à Terra), dar fim a esse período de tribulação e iniciar o seu reinado de 1000 anos, o Milênio. O entedimento dessas diferenças, revela claramente que o arrebatamento e a 2ª vinda de Jesus são 2 momentos bem distintos e que não pode haver a confusão que é ensinada nas igrejas, misturando os detalhes específicos de cada evento.
  • Quando estudamos o arrebatamento, vimos em II Tessalonicenses onde vai ser o nosso encontro com Jesus, nos ares; vamos subir ao encontro com Jesus nos ares, certo? Agora, vamos ver a 2ª vinda de Jesus à Terra.
  • Þ Atos 1:9~12

  • O V.12, mostra claramente que os discípulos estavam no monte das Oliveiras, um lugar físico na Terra. Jesus estava com eles no monte das Oliveiras e o V.9, "tendo dito estas coisas foi levado para cima, enquanto eles (os discípulos) olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos".
    Então, apareceram dois anjos aos discípulos e informaram uma coisa, V.11: "esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir". Quando os anjos falaram isso, onde estava Jesus? Nas nuvens. Subindo de onde? Da superfície da Terra, do monte das Oliveiras. Jesus estava com os discípulos, com seus pés no monte das Oliveiras, quando falou as últimas coisas antes de subir aos céus.
    De repente, seus pés descolaram do chão e seu corpo glorificado começou a subir, na frente dos discípulos. Subiu, subiu, subiu, e uma nuvem o encobriu.
    Após ser encoberto pela nuvem, os anjos apareceram e disceram aos discípulos: "esse Jesus, ... há de vir assim como para o céu o vistes ir". Isso é o arrebatamento? No arrebatamento, Jesus vai vir "assim como para o céu o vistes ir"? Não, aqui trata-se da 2ª vinda de Jesus à Terra e vemos que é diferente do arrebatamento.
  • Þ Zacarias 14:1~8

  • Zacarias está descrevendo o final da tribulação, quando o anti-cristo irá congregar os exércitos do mundo inteiro e então, tentar destruir a nação de Israel; a meta do Diabo é essa, exterminar Israel da face da Terra. Mas, Deus é tremendo e já estudamos que isso é impossível, aleluia! Zacarias está profetizando como será esse dia, como será a batalha chamada de "batalha do Armagedom".
  • V.1; "eis que vem um dia do Senhor ...", reparem bem nessa expressão: dia do Senhor.

  • V.3; "então o Senhor sairá e pelejará contra as nações ...", o Senhor é Jesus. Quando Israel estiver na situação descrita no V.2, Jerusalém invadida, cercada, tomada, saqueada, com os exércitos do mundo todo ao seu redor, Israel não terá outra saída, a não ser clamar a Deus, (Þ Zacarias 12:10). Jesus então, descerá, pelejará contra as nações e dará fim a tribulação, ao anti-cristo e ao falso profeta.

  • V.4; "naquele dia ...", que dia? No dia em que o Senhor Jesus voltar para Israel. "estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está de fronte de Jerusalém para o oriente ..."; onde estarão os pés de Jesus? De onde Ele subiu aos céus após a ressurreição? Vimos em Þ Atos 1:12; "então voltaram (os discípulos) para Jerusalém, do monte das Oliveiras, que está perto de Jerusalém ...". O monte das Oliveiras, perto de Jerusalém (ou em Zacarias, defronte de Jerusalém); bem claro para ninguém dizer que é outro monte.
  • Zacarias profetizou 500 anos antes, a volta de Jesus à Terra para Israel, para livrá-los das mãos do anti-cristo, percebem? Será a volta de Jesus à Terra, sua 2ª vinda, para implantar seu reino milenar; tudo isso acontecerá 7 anos após Jesus ter vindo buscar sua noiva.
  • V.5 de Zacarias 14; "então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele".
Jesus vem buscar sua noiva (no arrebatamento) e, 7 anos depois, ele volta à Terra com a agora sua esposa, a igreja, e com todos os santos do V.T. e os santos que morreram na tribulação por causa do nome de Jesus, santos todos esses que agora também terão corpos glorificados como os que teremos após o arrebatamento. Jesus volta e sozinho com o sopro de sua boca acaba com a tribulação, julga as nações e dá início ao seu reino milenar, o Milênio.
  • Estamos vendo apenas a diferença da 2ª vinda de Jesus à Terra com relação ao arrebatamento, os detalhes veremos no livro do Apocalipse.

  • Vejam o que vimos em Zacarias, Jesus voltando desta forma: "então o Senhor sairá, e pelejará contra as nações, como quando peleja no dia da batalha", "eis que vem o dia do Senhor".
    Como é a descrição do encontro de Jesus com a igreja, no dia do arrebatamento? A igreja vai subir cantando, subiremos cantando, desafiando a morte, será somente alegria. Mas, o dia do Senhor não será brincadeira; no final da tribulação, Jesus porá seus pés no monte das Oliveiras e pelejará contra as nações, será um dia de guerra. No dia do arrebatamento, 7 anos antes, Jesus não põe seus pés na Terra, ele encontra sua noiva nos ares; não é nem na casa do noivo, nem na casa da noiva, será nos ares. Percebem a diferença?
  • Com tudo isso que estamos estudando na Bíblia, vemos que existe um momento de encontro de Jesus com sua igreja nos ares, que é bem distinto do momento em que Jesus volta à Terra pela segunda vez. Os momentos são distintos e veremos agora, através de um princípio de Deus, mais um motivo pelo qual cremos que a igreja não entra no período da tribulação, ou seja, o arrebatamento se dará 7 anos antes da 2ª vinda de Jesus à Terra.
  • Þ Isaías 57:1; "o justo é arrebatado da calamidade".

  • A tribulação é dia de juízo; vamos repetir isso para gravar: a tribulação é dia de juízo. Arrebatamento é dia de encontro da noiva com o noivo, por ventura isso é juízo? Isaías nos traz um princípio de Deus (falamos muito, ao longo do curso, dos princípios de Deus) e Deus, não passa por cima de seus princípios.
    "Perece o justo ... pois o justo é arrebatado (é levado) da calamidade (antes que venha o mal)". Esse é o princípio de Deus, "perece o justo e não há quem se importe com isso, os homens compassivos são arrebatados, e não há ninguém que entenda".
  • Deus já usou esse princípio alguma vez, durante a história bíblica, do justo ser retirado antes que venha o mal?
  • Noé foi retirado antes do mal; enquanto Noé e sua família não entraram na arca, e enquanto Deus não fechou a arca, o dilúvio não veio.

  • Ló foi tirado de Sodoma e Gomorra e, enquanto ele não chegou ao lugar seguro determinado por Deus, o anjo não pôde destruir aquelas cidades; Þ Gênesis 19:22. Esse é o princípio, Deus não destrói o justo, juntamente com o injusto.

  • Deus também poupou Raabe e muitos outros, ou seja, o justo é retirado antes que venha o mal sobre os injustos, é um princípio de Deus.
    • Então, a igreja (os justos) será retirada da Terra, antes que venha o mal, a tribulação, sobre os injustos. Porém, a misericórdia de Deus é tão grande que, mesmo em meio a seus juízos, operará salvação sobre os que se arrependerem e não aceitarem o domínio do anti-cristo.

    Um comentário:

    1. A biblia diz que os justos serão retirados da Terra na tribulação? Ló não foi retirado do planeta e nem Noé. E quanto aos 144000 que são justos que presenciariam a tribulação? E os mártires, Deus não os livrou?

      ResponderExcluir